sexta-feira, 20 de março de 2009

Arca do Testemunho

1. A arca do testemunho era como um testemunho visível do pacto entre Deus e Israel, de maneira que o Senhor Deus pudesse considerar o pacto com os filhos de Israel para posteriormente ajudá-lo, quando esse viesse a pecar e faltar gravemente contra o Senhor; o mesmo acontecia com o Templo. (II Cron. 6:20-21, 22-23, 24-25, 38-39) (Nee. 9:29)
2. E também Israel a teria como testemunho da presença e do pacto de Deus para com Israel, de maneira que os filhos de Israel a tinham como uma âncora da fé. (Ex. 25:16, Num. 10:33, Num. 14:44, Deu. 10:5, Ex. 16:32-34, Num. 17:8-10, Heb. 9:4, Jos. 3:13, Jos. 6:6, I Samuel 4:17-22 - II Samuel 6.12
3. E Cristo Jesus é a verdadeira Arca da Aliança (Arca do Testemunho) entre Deus e os homens; entre o Criador e a sua criatura.
4. Pois o Senhor se fez homem, e mais; se fazendo homem (sem pecado), mas estava levando e levou sobre Si todo o pecado dos homens, todo o pecado do mundo. É como se em determinados momentos o Pai e o Filho (que são perfeitos em unidade) se separassem; de maneira que Deus Pai no mais sublime dos céus e o Filho no mais profundo do abismo, tomando sobre Si toda a culpa da humanidade – intervindo e intercedendo como homem que também era – tomando todo o partido pelo lado dos homens para com Deus, o Pai – clamando e rogando como homem o favor e o perdão do Pai por nós homens.
5. Pois na encarnação do Filho de Deus – é como se os dois se separassem – Deus Pai como soberano Deus e Jesus como homem, tomando 100% a culpa e a causa dos homens sobre Si para morrer pelo homem pagando o preço pela sua redenção, para a remissão dos pecados pela Sua morte.
6. Por isto Cristo é a verdadeira e eterna Aliança entre Deus e os homens, a verdadeira união entre a criatura com seu Criador.
7. Tanto que o Senhor sempre disse que se pedirmos alguma coisa em Seu Nome, o Pai o faria; por causa de Cristo, do Nome de Cristo, da causa de Cristo, do sangue de Cristo.
8. Porque o Senhor no seu tempo, mesmo sendo Deus – fez-se também homem – tomando toda a natureza do homem – e mesmo sendo perfeito em unidade com o Pai se separou do Mesmo assumindo em Si toda a culpa do mundo para morrer por ele.
9. E como o Senhor tomando sobre Si toda a causa da humanidade e morrendo por ela, se torna aquela Aliança Eterna, pela qual Deus Pai, por amor ao Filho (o qual clama Aba, Pai), também perdoa e dá graça aos homens, por amor aos atos Daquele que sendo o Filho Unigênito do Deus Vivo – se fez também homem (isentando-se de toda a glória que tinha com o Pai antes que o mundo existisse, assumindo todo o vitupério do mundo por amor a Deus e aos homens).
10. De maneira que verdadeiramente Deus Pai nos perdoa as ofensas pela sublime vida, obediência, amor, exemplo, submissão, entrega e morte de Cristo por nós homens. Amém!
11. Vê como Cristo Jesus é verdadeiramente o Único Mediador entre Deus e os homens. Pois Deus só nos atende pelos feitos de Cristo.
E nós podemos não pesar nem medir tudo o que Cristo fez aqui na terra por nós, mas o Pai sabe de todas as coisas que o Filho de Deus realizou como homem por nós.
12. E nós homens, podemos aproximar, amar, crer e conhecer a Deus, também pelos mesmos atos e feitos de Cristo, por nós; e pela sua íntima e viva comunhão e relação com Deus Pai. Amém!
13. Para isto Jesus disse várias vezes: “Em meu nome expulsarão demônios; em meu nome; falarão novas línguas…” (Mc. 16:17)

Alguns versos sobre o Senhor:
“E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.” (Joel 2:32)
“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”. (Jo. 14:13)
“Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”. (Jo. 14:14)
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome”. (Jo. 14:26a)
“a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”. (Jo. 15:16c)
“Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar”. (Jo. 16:23b)
“A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.” (Atos 10:43)
“Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome”. (Rom. 1:5)
“Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.” (I Jo. 2:12)
“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Jo. 1:29)
“Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. (Jo. 1:10-13)
“O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (Jo. 3:35-36)
“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (Jo. 3:18)
“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (Jo. 5:24)
“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” (Jo. 6:35)
“Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo. 6:40)
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
”Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.” (Jo. 6:47)
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.” (Jo. 11:25)
“E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.” (Atos 10:42)
Então vemos que é pelo Seu Nome, pelo Nome de Cristo é que todas as coisas foram e são feitas, e pelo Seu Nome.
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” (Col. 1:16)
Então Cristo é a verdadeira e única Aliança entre Deus e o homem, de maneira que como aconteceu com o paralítico (Luc. 5) em que Cristo perdoou todos os seus pecados pela sua fé em Cristo;
E também como aconteceu com a mulher adúltera, que estava condenada e para ser morta, e o Senhor a livrou e perdoou.
E semelhantemente com o ladrão na cruz que estando condenado, pouco antes da morte, pela sua fé na pessoa de Cristo, e vendo-o crucificado (parecendo mal feitor), no entanto pela fé vi-O como Senhor e Rei e disse-lhe: Senhor, quando entrares no teu reino, lembra-te de mim. (João 18.36)
E Cristo, o Senhor, com sua graça e redenção aqui neste mundo, naquela mesma hora, o recebe em Seu Reino Celestial – perdoando-lhe todas as suas ofensas e justificando-o pela Sua justiça, a justiça de Cristo, feita por nós. Amém!

Nenhum comentário: