sexta-feira, 20 de março de 2009

Éramos Destituídos da Glória de Deus

O homem pecou – morreu – ao desobedecer a palavra de Deus. - Rom. 6:23

Só que o homem morrendo destituído da glória de Deus, morre, e continua agora sem vida e fora da glória de Deus. Sua alma não tem mais vida, nenhuma virtude e também destituído da glória de Deus, com diz o provérbio: “Livre entre os mortos, como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais te não lembras mais, e estão cortados da tua mão”. E: “Mostrarás, tu, maravilhas aos mortos, ou os mortos se levantarão e te louvarão? ( Selá. ) Será anunciada a tua benignidade na sepultura, ou a tua fidelidade na perdição?” (Sal. 88:5, 10,11)
E também: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. (Ec. 9:10)
Deus, pela sua riquíssima misericórdia, por amor às suas criaturas provê um cordeiro para morrer pelo homem, no seu lugar, para pagar o pecado do homem, receber o salário do pecado no seu lugar.
Perdoando aos homens todos os seus pecados pela fé em Cristo, pelo Seu nome, pelo seu sangue – o sangue derramado para a remissão dos pecados.
Então aqueles que crêem no Seu nome, esses, todos, o Senhor que por eles morreu, através da Sua morte (sem pecado, em obediência a Deus) também os levou a morrer consigo, pela fé, pagando o nosso pecado (pois aquele que está morto está justificado do pecado). Então, assim como Cristo morreu e ressuscitou, assim nós que com Ele morremos também com Ele ressuscitamos, somos novas criaturas, gerados pela palavra de Deus.
Por aquela mesma palavra que no princípio nos tornara mortais com a nossa desobediência, agora nos torna ressuretos com Cristo, pelo poder de Deus. Amém.
E quando da Sua ressurreição, nós que cremos também passamos a habitar nas regiões celestiais em Cristo.
E assim, pelo Senhor haver pagado o nosso pecado, ter morrido por nós e ressuscitado, também nós que éramos completamente destituídos da glória de Deus, agora voltamos novamente à ela; ressurretos dentre os mortos, tendo saído do domínio do pecado e da morte,; se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Por isso diz a palavra de Deus: “PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus”. (Col. 3:1)
“E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”. (Ef. 2:6)
Então agora devemos nos revestir de Cristo, revestirmos do novo homem e fortalecermos no Senhor e na força do seu poder. E agora ainda que venhamos morrer, morremos na glória e presença de deus, na glória e presença do Senhor, e mais, para a glória de Deus, amém.
Tanto é que Cristo ao morrer reconciliou toda a criatura com o seu Criador.
Tanto é que o Senhor ao dar o brado da morte na cruz, a terra tremeu, fenderam-se as rochas e abriram-se as sepulturas. E o véu do templo que mostrava e simbolizava a imensa separação entre Deus e os homens, rasgou-se de alto a baixo, ou seja, estava aberta a graça e o dom de Deus aos homens; a todos os homens estava novamente aberta a porta ao paraíso, ao reino dos céus, com Sua morte.
E assim, o Senhor, usando o Seu próprio corpo humano, sem pecado, na sua morte em obediência plena a Deus, edificou o templo de Deus, o nosso corpo.
Em suma, houve um homem nesta terra que nasceu, viveu e morreu sem pecar, sem ser seduzido pelo mal, sem ser vencido por Satanás. Com isso, o Senhor edificou o templo do Espírito Santo – o ser humano.
E mais, o homem, o ser humano, essa criatura de Deus que havia sido vencido por Satanás no principio, o Senhor fez em Si mesmo, em seu próprio corpo (de pecado) mas sem pecado, fez em si mesmo com que um homem conseguisse vencer a Satanás, um homem na carne.
(E assim, aquele que desde o principio se tornara escravo do pecado (o homem), escravo do vencedor (Satanás), agora, através de Cristo (homem), o homem se tornara livre, porque o Senhor, na fraqueza da carne, na aflição, na dor e na angustia e na morte, tendo vencido a Satanás como homem, aquele que era vencedor do homem e o mantivera cativo e escravo, aprisionado em grilhões eternos, sob o império da morte, agora sendo vencido por Cristo-homem, na Sua vitória, na vitória de Cristo que culminou na cruz do calvário, o Senhor que disse que o quem viesse a Ele, de maneira nenhuma seria lançado fora, e outra vez: Se pois o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livre. Na Sua obediência como homem a Deus (venceu a Satanás como homem – e edificou o templo do Espírito Santo – o nosso corpo), e na sua morte, sem pecado (pagara o nosso pecado, morrendo por nós, em nosso lugar – nos isentando e nos tirando da morte, Colossenses 2:14), e havendo morrido por nós e vencido por nós a Satanás, como homem, até a morte e na morte, ao ressuscitar, tornou-se o primogênito dentre os mortos; o primeiro homem a vencer a Satanás, a vencer o pecado e a vencer a morte, e em nossa fé Nele, fé no Seu nome, e em união com Ele pela fé, em Sua ressurreição, nós o que nos tornamos um com Cristo, também ressuscitamos com Ele para habitar nas regiões celestiais, em Cristo Jesus, e livres, eternamente livres; e de criaturas passamos a ser filhos, de pecadores e injustos passamos a santos e justificados (porque o Senhor pagou a nossa eterna dívida, dívida de morte eterna), de destituídos da glória de Deus que éramos passamos habitar nas regiões celestiais em Cristo (porque nosso espírito que houvera morrido para Deus, após Cristo pagar a morte por todos, nos libertou da morte e c/ Sua ressurreição, Ele que é a ressurreição e a vida, trouxe-as até nós, de volta à glória de Deus, amém!
E agora somos livres e libertados pelo Filho de Deus, livres e libertados pelo próprio Deus.
Livres, livres pelo Senhor Deus, e tendo sido feitos filhos, filhos de Deus pela fé em Cristo, pela fé no Filho de Deus – “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”. Como disse Jesus, pouco antes de sua morte: “Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo”. (Jo. 12:31)
“Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens”. (Ef, 4: 8)
(Jo. 1:12) Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Ro. 8:31).)

Nenhum comentário: