sexta-feira, 20 de março de 2009

A Inspiração das Escrituras

Li o artigo do irmão e discordo veemente da visão ali passada.
Não creio em partidarismo nas Escrituras Sagradas. Não há partidarismo nas Escrituras Sagradas, nem no Antigo Testamento nem no Novo Testamento.
Apesar de serem escritas por meros homens, o poderoso Deus que usou uma mula para falar com voz humana (coisa totalmente impossível aos homens) pode perfeitamente usar ou utilizar o ser humano para expressar a Sua palavra com toda a essência Divina, como disse Jesus: "Até que o céu e a terra passem nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido". E outra vez diz no Evangelho de João: "E a escritura não pode ser anulada".
Tanto a expressão da palavra de Deus no Antigo Testamento como no Novo Testamento são divinas e totalmente inspiradas.
A história do povo judeu como povo escolhido de Deus não é patriotismo, é o que é, foi realmente o povo amado e escolhido por Deus (por ter amado os pais, Abraão, Isaque e Jacó) e ter se envolvido tanto com o homem (que foi feito à imagem e semelhança de Deus). E o Senhor Deus, que criara o homem à Sua imagem, amou tanto esse homem, se manifestando a ele, se envolvendo com ele e lutando por ele.
Tudo que o Senhor Deus fez por Israel referente às lutas com as nações de Canaã tem a ver com os propósitos de Deus, primeiro que o Senhor Deus, como Deus que é, demonstrou Sua ira aos homens primeiro no dilúvio (a terra estava demasiadamente corrompida perante a face do Senhor) e foi destruída toda a criatura na terra.
Depois, veio Sodoma e Gomorra que eram grandes pecadores diante do Senhor.
E as nações que Israel desterrou, o Senhor, primeiro deixou que os pecados deles chegassem até encherem à medida de serem repulsivos, até que a terra os vomitasse, e então veio o juízo divino sobre eles, e o Senhor Deus que sabe todas as coisas, usou o próprio povo de Israel para destruí-los, lembrando que também era uma maneira de testar a obediência e a fé de Israel. E depois que os filhos de Israel pecaram à medida dos antigos moradores de Canaã, o Senhor os castigou duramente na destruição de Jerusalém e na deportação para Babilônia por Nabucodonosor.
O Senhor, o Deus de amor, Deus de infinita misericórdia e compaixão, mesmo tendo escolhido um povo, e principalmente tendo ensinado esse povo para que tivesse temor e respeito pelas Escrituras Sagradas e para com o Senhor Deus, o fez para que elas, as Escrituras Sagradas chegassem até nós, hoje, em sua completa exatidão, devido ao zelo que o Senhor exigia quanto à Sua palavra.
Mas o irmão está errado quando diz que o Senhor era Deus só dos judeus, mesmo no Velho Testamento. Acaso Jesus não disse: "Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio." (Luc. 4:25-27)
Outra coisa muito séria, primordial, muito sincera e verdadeira é que, o Senhor Deus para demonstrar ao ser humano que com Deus não se brinca, não se burla, não se escarnece, não se tem como um qualquer, deve ser temido, por isso, no Velho Testamento, Deus se mostra ao homem como realmente deve ser considerado, ou seja, devemos temê-lo, devemos crê-lo, devemos reverenciá-lo, porque já demonstrou de várias formas e maneiras (no Velho Testamento) que todos os que não creram no que o Senhor dizia, eram mortos ou castigados ao pé da letra, sofreram o que a cada um lhe foi dito (exemplo: o sacerdote que foi morto diante do Senhor quando Davi levava a arca do Senhor para Jerusalém e foi lhe dito que nunca tocasse na arca, e quando esta estava por cair ele a tocou e imediatamente foi morto), - lição para nós do Novo Testamento - não pensemos nós que o que está dito pela palavra do Senhor quanto a tudo e principalmente sobre a eternidade, o Senhor que não mente, não brinca e não burla, vai cumprir tudo o que anunciou - e bendito o homem, ou melhor bendito o que, de criatura passou a ser filho de Deus pela fé em Jesus, crê e teme, treme e estremece diante desse Deus, da Sua palavra.
Em outras palavras, sabe tudo o que foi dito por Deus no Antigo Testamento através das Escrituras cumpriu-se nas mais diversas maneiras e todos receberam a devida punição imposta na Lei, então sabemos que de Deus não se escarnece, não se burla, não se tem por mentiroso, não se mofa (exemplo os dois genros de Ló na saída de Sodoma e a mulher de Ló). Então nós hoje, que conhecemos o amor desse Deus, o grande e eterno amor desse Deus, pela morte de seu Filho Unigênito por nossos pecados, vai cumprir também tudo o que está anunciado seja no Velho ou no Novo Testamento. Aleluia!
Creio, irmão, que desde o princípio o homem duvidando da palavra de Deus, tendo caído, não havia outra maneira de o Senhor Deus mostrar ao homem que a Deus pertence o temor, a reverência, respeito, a fé viva, o amor, a vida, a alma, o louvor e a glória para sempre. E o Velho Testamento cumpre toda essa missão, além de é claro anunciar também a grande promessa do Messias, para nossa salvação e redenção eterna.
Em nome de Jesus! Amém!

Nenhum comentário: