sexta-feira, 20 de março de 2009

Jesus e o Sábado


Segundo a Bíblia, no Velho Testamento, em Êxodo 35:3 diz: "Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado".
E em Números 28:9-10 diz: "Porém, no dia de sábado, oferecerás dois cordeiros de um ano, sem defeito, e duas décimas de flor de farinha, misturada com azeite, em oferta de alimentos, com a sua libação. Holocausto é de cada sábado, além do holocausto contínuo, e a sua libação."

Podemos ver conforme os versos acima que no Velho Testamento, no sábado, não se fazia obra nenhuma, porém os sacerdotes aos sábados, no templo, ofereciam dois cordeiros e ofertas de manjares como holocausto de cada sábado, além do holocausto contínuo que era oferecido todos dias (inclusive no sábado), um pela manhã e outro pela tarde.
Ou seja, nos sete dias da semana se ofereciam um cordeiro pela manhã e outro pela tarde como holocausto contínuo.
Porém, no sábado, alem deste holocausto contínuo, ainda se ofereciam mais dois cordeiros como holocausto do sábado: dobre trabalho dos demais dias da semana.

Jesus, no Novo Testamento chamou atenção aos escribas e fariseus, a esse ponto da Lei, quando os judeus queriam forçá-lo a guardar o sábado.
Disse Jesus: "Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?"

O Senhor mostrou que na Lei, aos sábados, os sacerdotes no templo violavam o sábado, e ficavam sem culpa; como podemos ver nos versos acima (Números 28:9-10).

Interessante, os judeus nunca ousaram intentar parar o trabalho dos sacerdotes no templo - para que não violassem o sábado por causa da própria Lei que os ordenava violar pelo trabalho do templo, oferecendo os sacrifícios diários.
Mas queriam parar à força o Filho de Deus (o próprio Deus) ou, o Sumo Sacerdote Eterno (segundo a ordem de Melquisedeque) ou, o próprio Cordeiro de Deus (que tira os pecados do mundo).

Então o Senhor diz-lhes que observassem a sua própria Lei: "Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?" (Mat. 12:5)
O Senhor nos deu a entender que: Se na Lei, os sacerdotes no templo violavam o sábado ficando sem culpa, muito mais Ele, pois, além de ser o verdadeiro Sumo Sacerdote (Sal. 110:4); também era o sacrifício (Is. 53:7b - João1:29b), e o próprio Deus (Sal. 110:1).
Então, perante a própria Lei do Antigo Testamento que o constituía Sacerdote Eternamente (Sal.110:4), Jesus que é maior do que os sacerdotes levitas, maior do que o Templo (Mat.12:6), e mais sublime do que os céus (Heb. 7:26b), não necessitava guardar o sábado.
Pois se aqueles com sacerdócio temporário e sacrifícios de animais violavam o sábado isentos de culpa, quanto mais Ele, com um Sacerdócio eterno, e o sacrifício de Si mesmo, e que, com tudo isto, era o mesmo Deus! Ou seja, Aquele que é antes de Abraão, e o mesmo ontem, hoje, e eternamente!
Por isso diz a Bíblia: “Por isso, pois os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não se quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo se igual a Deus”. (Jo. 5:18)
E diz também: “Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel.” (Is. 8:14)
E: “Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.” (Rom. 9:33)

Pois a Nova Aliança, no seu sangue, é também a suma e o cumprimento da Velha Aliança.
Então, se os judeus ou quem quer que seja, não deviam parar os sacerdotes no templo no sábado (pelo respaldo da própria Lei), porque ofereciam sacrifícios de animais (os quais jamais podem salvar o pecador), não purificam a alma e nem dão vida eterna.

Também não poderiam querer parar ou acusar a Jesus por qualquer obra no sábado, pois o Senhor tem maior e mais firme respaldo perante a Lei para ser livre no sábado - pois, sendo Senhor até do sábado, também se ofereceu santo e puro, imaculado e incontaminado, sem pecados, para morrer por nossos pecados, para nos purificar, expiar nossas iniqüidades, nos tirar do aguilhão da morte, do poder e do império de Satanás; morrendo por nós, tomando nosso lugar, recebendo o salário do pecado por nós.
E em Sua ressurreição, nos ressuscitar juntamente consigo para habitarmos nas regiões celestiais em Cristo Jesus.
E na Sua morte, sem pecado, introduz no mundo, ao homem, a ressurreição dos mortos; para um lindo dia, nos levantar do pó da terra, e nos levar a Deus, ao Seu Deus. Amém!

E a nós, ou a todos os que estão em Cristo. Todos quantos fazem parte nesta palavra: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". (II Cor. 5:17)
Ou nesta: "Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus." (I Ped. 5:14b)
Ou: "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus". (Rom. 8:1a)
Todos os que estão em Cristo Jesus, sendo o Senhor infinitamente maior do que o templo; com um sacerdócio eterno, levando muitos filhos à luz e nos fazendo reis e sacerdotes para Deus; também pelo mesmo ministério do Senhor e amparo da Lei, não precisamos guardar o sábado, pois Ele nos fez sacerdotes para Deus e seu Pai. (I Ped. 2:5, Apc. 1:6)
"Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo". (I Ped. 2:5)
"E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém". (Apc. 1:6; Apc. 5:10)

Por isso, sabemos que o Senhor não proibiu seus discípulos por colherem espigas no sábado, pois o Senhor (com Seu ministério, muito sublime e eterno, com melhores promessas, e sendo Ele muito maior do que o templo) os dava amparo. (Mat. 12:1-6)
"Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas". (Heb. 8:6)

Assim seja.
Paz de Cristo!

2 comentários:

bella sempre bellah disse...

Não sou adventista, mas com respeito às acusações dos fariseus quanto a Jesus ter violado os sábados, não podemos nos esquecer de que em João, 8:44, em sua plena autoridade divina, JESUS OS CHAMA DE FILHOS DO DIABO. Portanto, não eram os santos vivos que acusavam a Jesus, mas os filhos de Satanás malditos.
E justamente quanto a tal acusação, JESUS RESPONDEU A ELES QUE APENAS APARENTAVA QUE ELE VIOLAVA OS SÁBADOS.
“Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem? Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça”. Jesus, em João 7:23 a 24

Não nos esqueçamos de que além do Sermão do Monte no qual Jesus bradou que os Céus e a Terra poderão ser destruídos antes que das leis se consiga retirar um só til (um caractere) o mandamento do sábado tem 433 caracteres.

Sobretudo, Jesus legitima incontestavelmente que o sábado foi feito para o homem:.

“O sábado foi estabelecido por causa do homem...” . A Verdade de Jesus, no Evangelho, em Marcos 2:28.

Reinaldo Bradalin reinaldobradalin@uol.com.br

SJefté disse...

Olá Reinaldo Bradalin

Muito obrigado pelo seu comentário na postagem: Jesus e o sábado......

Caro irmão...
Concordo quando você diz que eram os fariseus os que acusavam a Jesus de quebrantar o sábado...
Porém, o autor do evangelho de João testifica assim que::::
"Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente."

Ou seja, esse é um parecer do autor do evangelho, ou seja: Os judeus, pois, ainda mais procuravam matar a Jesus - porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus...

Irmão, isso não foi dito pelos fariseus... esse parecer é do autor do 4º evangelho...
Ou seja, é a Palavra de Deus que está dizendo isso, não o fariseu... compreende ???!!!

E o próprio Jesus confirma tal afirmação quando diz:
"Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também". João 5:17

Um abraço!