sexta-feira, 20 de março de 2009

E o Verbo se Fez Carne

E criou o Senhor Deus o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou, macho e fêmea os criou. (Gen. 1:27)
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. (Rom. 3:23)

Somente em entender a expressão da palavra de Deus em Gênesis quando diz que o Senhor Deus criou o homem à Sua imagem, à imagem e semelhança de Deus, já se pode imaginar que o Senhor Deus – Deus de imenso amor – haveria de amar o homem de tal maneira, pois o homem fora criado por Deus à Sua imagem, semelhantes ao Altíssimo.

O Senhor é puro, santíssimo, e habita na luz inacessível e nenhum homem jamais viu nem pode ver.
O Senhor aborrece o pecado, jamais algo contaminado ou que cometa pecado pode habitar com o Criador.
Só que o Criador ama o homem, mas este homem é pecador.
Este homem feito pelo Criador pecou, transgrediu, manchou-se e destituiu-se da presença desse Criador.
Passou a habitar nas trevas espirituais, longe do Senhor.
Pois este Deus, imutável, sem sombra de variação, santíssimo, e que habita na luz inacessível, ao qual nenhum homem jamais viu nem pode ver, sendo o Verdadeiro e único Rei, deixou a Sua glória e não é que se fez a imagem e semelhança, a imagem e semelhança do homem? Só que a imagem e semelhança do homem pecador; se fez carne. (Jo. 1:14)
Trabalhou, carpinteiro; (Mc. 6:3 – Is. 53:3)
Sujeito a seus pais; (Lc. 2:48-52)

E podemos ver esse Deus, irmãos, como homem
com Zaqueu, o publicano; (Lc. 19:2-8)
com Nicodemos, mestre de Israel; (Jo. 3:1-12)
com a mulher samaritana – (Jo. 4:5-28)
com o paralítico – (Mc. 2:1-12)
com o coxo no tanque – (Jo. 5:2-9)
com a mulher adúltera – (Jo. 8:3-11)
com o centurião – (Lc. 7:2-10)
com seus discípulos (homens rudes) – (Lc. 5:8-10; Jo. 1:37-40; Mt. 4:21-22; Jo. 1:41-42; Jo. 1:43-44; Mt. 9:9; (Lc. 22:28)
com coxos, cegos, mudos, aleijados – (Mt. 15:29-31)
com Marta, Maria e Lázaro – (Jo. 11:1-45).
Pouco antes da Sua morte consola os seus discípulos – Jo. 13:33; Jo. 14:1 – Jo. 16:33
E, na hora que já não estava mais a agüentar a aflição, antes de ser entre, e já muito perturbado e aflito, ora por três vezes (dizendo as mesmas palavras), e os seus, cansados, dormentes e não sabendo o que estava ou ia acontecer.
Então, o Senhor, na Sua grandíssima aflição, ao ser entregue, somente diz: “Se é a mim que buscais, deixai ir estes”. (Jo. 18:8-9)
Ou seja, mesmo não se agüentando em Si mesmo toda a aflição, angustia e pecado do mundo inteiro sobre Si, e o sofrimento que estava por vir, ainda assim, livra os seus naquela hora.
E segue agora, na mais profunda solidão, dor, angustia, levando sozinho toda a culpa adiante e a mercê dos homens e de todo o poder das trevas.
Veja, mesmo nessa hora o Senhor não desamparou os seus, pelo contrário, os livrou, naquela hora, como pôde.
E depois de entregue como um malfeitor, escarnecido, esbofeteado e cuspido, foi crucificado e agora ali com muitas e profundas dores, a ponto de somente pensar em Si e nas Suas profundas dores, depara-se com outro, o qual Ele se fez semelhante: o ladrão e malfeitor – que estava crucificado ao seu lado. E mesmo c/ todas as suas profundas e intensas dores, mesmo naquela difícil hora, deixa que ainda saia virtude de Si (porque o Senhor viera somente c/ o propósito de morrer pelo pecador e salvá-lo) para atender a um ser pecador, que estava na mesma pena de morte como o Senhor (só que pelos seus muitos pecados).
Então, mesmo naquelas suas profundas dores não olha para Si, para atender, ajudar, consolar e salvar a alma que naquela hora era a sua mais próxima; seu ultimo semelhante e próximo antes da Sua morte! Aleluia! (Lc. 23:39-43)
Grande Senhor e Grande Mestre, e Grande Pastor das ovelhas; como disse o Senhor: “O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas”. (Jo. 10:11 ; Heb. 13:20)
Então, irmãos, diante de tudo isto, vejamos o que o Senhor realmente fez: (Filipenses 2:5-8)
Olha, o Senhor, o Senhor da glória, o Senhor Todo-poderoso, Rei dos reis e Senhor dos senhores, se fez homem com cada homem, para poder ajudar e salvar o homem.
Então, que nós também possamos nos despojar do orgulho e de nós mesmos assumindo a imagem de Cristo (a imagem Daquele que sendo Deus, se fez homem), para podermos imitar o Senhor, serví-lo; sermos instrumentos Seu para levarmos Seu amor e Sua salvação a todos quanto estiverem ao nosso redor, ao nosso alcance, e for o nosso próximo.
Porque assim, conforme a imagem do Senhor poderemos ser, como diz a Palavra de Deus – sermos o bom cheiro de Cristo. Amém! (II Cor. 2:14-16)
E como o homem pode aniquilar-se a si mesmo?
Só e unicamente através da Obra de Cristo, entendendo-a; meditando-a, ouvindo sobre ela, lendo sobre ela. Conhecendo sobre ela mais e mais. Assim também é que Cristo pela fé vai habitando mais e mais no homem. Amem!

Nenhum comentário: